Brusquense é o novo Arcebispo de Salvador
O jornal LOsservatore Romano e a Rádio Vaticano anunciaram nesta quarta-feira, 12, que o arcebispo de Florianópolis, o brusquense Murilo Sebastião Ramos Krieger-SCJ, foi nomeado pelo papa Bento XVI o novo Arcebispo de Salvador, sucedendo o primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo.
A posse em Salvador está agendada para o dia 25 de março de 2011. Dom Murilo assumirá a Arquidiocese de de São Salvador da Bahia, aos 67 anos de idade, 41 anos de padre e 25 anos de bispo. O brusquense será o 26º sucessor de Dom Pedro Fernandes Sardinha, o primeiro bispo do Brasil, que no dia 16 de julho de 1556 morreu devorado pelos índios caetés, após naufragar no litoral de Alagoas.
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Archidioecesis Sancti Salvatoris in Brasilia) é a Sé Primacial do Brasil, pois foi a primeira Diocese do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
Quando elevada a arquidiocese, durante mais de duzentos anos, até 1892, foi a maior arquidiocese do mundo. No âmbito da arquidiocese de Salvador estão erigidas as Basílicas Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, São Sebastião e a Catedral da Sé.
Assessoria Paulo Vendelino Kons



